Meus amigos especiais

domingo, 7 de outubro de 2012

BEIJA - FLOR



Pássaro belo de nome “Beija-Flor”, se aproxima das mais belas flores com seu coração disparado e às beija sugando seu néctar!!!

Se aprenderes com ele, saberás cortejar uma bela dama, que sentiras a pureza de seus beijos e do teu coração!!


O beija-flor é uma ave que só existe no continente americano (são aproximadamente 320 espécies) e pode ser encontrado desde a Terra do Fogo até o Alaska. A maioria das espécies está na América do sul e a metade delas se encontra  no Brasil. São pássaros que impressionam pelo seu colorido muito variado que muda de acordo com o ângulo do qual são observados. O bico desta ave é bem longo (para retirar néctar das flores) e sua visão é bastante acurada, sendo capaz de detectar cores no espectro ultravioleta.


Estas aves são normalmente pequenas, seu peso oscila entre 2 a 6 gramas e o tamanho varia de 6 a 12 cm de comprimento, aliás, o menor pássaro do mundo é justamente um beija flor, chamado beija-flor zumbidor (Mellisuga helenae). Este pássaro pesa apenas duas gramas e suas medidas são: 58 mm de comprimento e 28 mm de envergadura. Existem beija-flores bem maiores, embora sejam raros, como o beija-flor gigante, encontrado na América do Sul, que pode chegar a medir 20 cm de comprimento.


O beija-flor possui um par de asas com formato bem peculiar. As asas, aliadas aos fortes músculos (responsáveis por um quarto do peso total da ave) que as movem, fazem deste animal uma ave com impressionante capacidade de vôo, é a única ave capaz de voar para trás e de fazer malabarismos que seriam impossíveis para outras espécies de pássaros. O batimento das asas pode chegar a 90 vezes por minuto dependendo da espécie.


A alimentação do beija-flor é constituída de néctar (esta ave visita cerca de 1.500 flores ao dia e, assim, ela também é um agente polinizador), encontrado em diversos tipos de flores e de proteína retirada de insetos que esta ave caça. Este é um animal muito comilão, pra manter suas asas batendo tão rapidamente, o consumo de energia tem de ser muito grande. Para termos idéia do total de comida que o beija-flor precisa diariamente podemos citar o seguinte exemplo: um homem de 75 kg que comesse na mesma proporção, deveria ingerir algo perto de 150 kg de batata ao dia. O coração desta ave bate 480 vezes por minuto quando em repouso e inacreditáveis 1.260 vezes por minuto quando voa.


O beija-flor é um animal monogâmico. A fêmea é quem constrói o ninho, choca os ovos, protege e alimenta os filhotes que nascem cegos e sem penas. A mãe, utilizando seu longo bico, alimenta os filhotes introduzindo néctar em suas gargantas. Depois de 4 dias os filhotes abrem os olhos e, após um período de 4 semanas, já começam a voar.




Ao contrário dos outros pássaros, que descansam dos seus vôos passeando pelo chão, o beija-flor não usa as suas patas para andar, apenas para pousar e movimentar-se no ramo onde pousa.
Na natureza esta pequena ave vive entre 6 a 8 anos. Os seus ovos demoram cerca de três semanas a eclodir e nascem, em média, duas crias por ano.

O beija-flor é o único pássaro que pára no ar, voa para trás, para cima, em movimento circular, em parafuso e em cambalhota! Tudo isso graças à sua velocidade de batimento das asas e também por causa da sua pequena estatura.



Uma característica pouco conhecida do beija-flor é o seu canto. Durante algum tempo pensou-se que não tinham nenhum som característico. É que os sons emitidos pelos beija-flores são muito agudos e rápidos. Por isso o ouvido humano quase não os consegue escutar.
Apesar de as suas "cordas vocais" serem muito simples, esta ave é capaz de emitir dois sons ao mesmo tempo, variar individualmente a sequência de notas do seu canto e apresentar variações regionais.

  http://www.infoescola.com/aves/beija-flor


Nenhum comentário:

Postar um comentário