Meus amigos especiais

domingo, 16 de setembro de 2012



EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS:


TEXTO 1:

               A Filosofia teve origem na tentativa humana de escapar para um mundo em que nada mudasse. Platão, fundador dessa área da cultura que hoje chamamos Filosofia, supunha que a diferença entre o passado e o futuro seria mínima.
               Foi somente quando começaram a levar a História e o tempo a sério que os filósofos colocaram suas esperanças quanto ao futuro deste mundo no lugar antes ocupado por seu desejo de conhecer um outro mundo. 
               A tentativa de levar o tempo a sério começou com Hegel, que formulou explicitamente suas dúvidas quanto à tentativa platônica de escapar do tempo e mesmo quanto ao esforço de Kant em achar condições a históricas de possibilidade de fenômenos temporais. A Filosofia distanciou-se da questão "O que somos?" para focalizar "O que poderíamos vir a ser?"

1. Assinale a opção concordante com as idéias do texto.
 
A. Platão não só foi o filósofo que superou as formulações de Hegel e Kant relativas aos fenômenos temporais como foi o que cogitou na idéia de futuro.
 
B. Inicialmente, em suas origens, a Filosofia se interessou pelas condições não-históricas das transformações temporais a que os seres humanos se sujeitam.
 
C. Os filósofos sempre se preocuparam prioritariamente com a questão da passagem do tempo e das conseqüentes mudanças históricas.
 
D. Hegel inaugurou, na Filosofia, as cogitações relativas ao tempo e às condições históricas dos fenômenos temporais
 
E. A Filosofia nasceu marcada pelo interesse do homem em sondar as suas próprias possibilidades de transformação e mudança no tempo e na História.
 
 

TEXTO 2:
 
Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos. Muitos de nós estamos muito mais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo.
 
2. Em relação às idéias do texto, assinale a opção incorreta.
 
(A) O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares mais próximo.
 
(B) A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças
 
(C) O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com os familiares.
 
(D) O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior.
 
(E) A solidariedade entre pessoas de uma mesma nacionalidade sobrepõe-se à solidariedade para com povos estrangeiros.
 
 
­
TEXTO 3:
 
            Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar, é preferível errar pelo otimismo. E há boas razões para ser otimista quanto à democracia. Nos últimos 20 anos, dobrou ou triplicou o número de pessoas que não vivem em ditadura. Talvez seja demais chamar Ucrânia ou El Salvador hoje de Estados democráticos, mas certamente há bem mais liberdade nesses países ou no Brasil, após a queda do comunismo e das ditaduras apoiadas pelo primeiro mundo, do que havia em 1980. A conjuntura mundial torna difícil o cenário usual, que era a rigorosa repressão ante o avanço de reivindicações populares.
 
3. Em relação ao texto, assinale a opção correta.
 
a) Pode-se inferir do texto que atualmente não há clima favorável à repressão de movimentos populares.
 
b) Até há pouco tempo não havia restrições às demandas e reivindicações de segmentos insatisfeitos da sociedade.
 
c) A expressão “tão arriscado que” pode ser substituída por tão arriscado quanto sem prejuízo para a correção do texto.
 
d) Se a palavra “certamente” vier entre vírgulas o texto transgride as normas de pontuação.
 
e) A vírgula após “usual” indica que a oração a seguir é restritiva.
 
 
TEXTO 4:

          O quadro geral de apaziguamento abre espaço para a expansão da democracia. Mas resta muito por fazer. Mais que tudo, é preciso desenvolver a idéia de que a democracia não é só um regime político, mas um regime de vida. Quer dizer que o mundo dos afetos deve ser democratizado. É preciso democratizar o amor, seja paternal ou filial; a amizade; o contato com o desconhecido: tudo o que na modernidade fez parte da vida privada. É preciso democratizar as relações de trabalho, hoje tuteladas pela propriedade privada. A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar das instituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o que significa democracia. Cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.

4. Assinale a opção que está em desacordo com as idéias do texto.

a) A noção de regime político é mais restrita que a noção de regime de vida.

b) Pode-se inferir que as relações de trabalho tuteladas pela propriedade privada não são suficientemente democráticas.

c) A proposta de ampliação do conceito de democracia transcende as questões públicas e políticas e invade o universo individual e privado.

d) A consolidação da democracia tem como condição a abrangência das questões da vida cotidiana

e) A mudança do conceito de democracia é uma transformação que está ocorrendo na sociedade e seus resultados serão vistos brevemente.












RESPOSTAS:

1- D 
2- A
3- A 
4- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário