Meus amigos especiais

segunda-feira, 1 de julho de 2013

História de amor - Regina Coeli Rennó

Texto não - verbal

Quando se trata de amor, na maioria das vezes, não precisamos de palavras. Este livro diz tudo sobre o relacionamento, sem nenhuma palavra nos conta a história de dois lápis que se apaixonam. Os sentimentos de dor, amor e perda são tratados de forma poética, levando o leitor a uma profunda reflexão.

O mais interessante é que como uma série de imagens podem nos dizer tanto, e independente de idade todos podem compreender a mensagem.



















Leitura do livro:


O livro HISTÓRIA DE AMOR apresenta o romance entre um lápis cor de rosa e um lápis azul. A história dos dois parecia ser um daqueles amores imortais, que duram um vida toda. Viviam aos beijos e abraços enlouquecidos de amor. Às vezes ficavam abraçados por horas em um banco da praça, onde a lua era testemunha das juras de amor que trocavam e dos planos que faziam de uma vida inteira juntos.
Finalmente, conseguiram realizar seus sonhos e foram morar em uma romântica casinha, rodeada por um belo jardim, repleto de flores coloridas. A felicidade deles era perfeita, os dias eram regados de carinho e paixão.

Mas, um dia essa felicidade foi colocada à prova, quando apareceu em suas vidas um fascinante lápis amarelo, que chegou e arrebatou o coração leviano do lápis azul, deixando o lápis vermelho na mais completa solidão, ainda incrédula diante da fragilidade daquele amor que ela acreditava ser forte e indestrutível.
O lápis vermelho passava os dias tramando meios de se vingar, daquela desbotada. Ela pagaria muito caro por ter tirado seu amor. Seus dias e noites eram dedicados aos mais mirabolantes planos de vingança, não conseguia pensar em outra coisa, estava dominada pelo ódio. Mas, como tudo na vida passa, ela se cansou de alimentar a raiva e resolveu dar outro rumo à sua vida. Ainda era jovem e poderia ter inúmeras oportunidades, inclusive um novo amor. Pegou um barco e foi mar adentro, abandonando aquela casa que foi um dia seu ninho de amor, se deixando embalar pelas ondas infindas daquele azul oceânico, na esperança de reconstruir sua vida.

Arrependido e decepcionado de sua aventura amorosa com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para tentar uma reconciliação com o lápis rosa, seu verdadeiro amor, porém, encontra a casa vazia. Sua tristeza é imensa, mas de repente resolve sair à procura do seu grande amor...

(Adaptado do texto de Celena Carneiro)

Para Refletir sobre o texto:
Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados. Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?


Um comentário: