Páginas do Blog

sábado, 22 de setembro de 2012

 
 
As sete maravilhas do mundo
Um grupo de estudantes estudava as sete maravilhas do mundo. No final da aula, foi pedido aos estudantes que fizessem uma lista do que consideravam as sete maravilhas. Embora houvesse algum desacordo, começaram os votos:
1) O Taj Mahal
2) A Muralha da China
3) O Canal do Panamá
4) As pirâmides do Egito
5) O Grand Canyon
6) O Empire State Building
7) A Basília de São Pedro
Ao recolher os votos, o professor notou uma estudante muito quieta. A menina não tinha virado sua folha ainda. O professor então perguntou a ela se tinha problemas com sua lista. A menina quieta respondeu:
- Sim, um pouco. Eu não consigo fazer a lista, porque são muitos. O professor disse:
- Bem, diga-nos o que você já tem e talvez nós possamos ajudá-la.
A menina hesitou, então leu:
- Eu penso que as sete maravilhas do mundo sejam:
1 - Ver
2 - Ouvir
3 - Tocar
4 - Provar
5 - Sentir
6 - Rir
7 - E amar ...
A sala então ficou completamente em silêncio...

Para Refletir...




A Essência da Mente

 

Joel tinha tido uma experiência que o fez concluir que era incapaz de aprender. Quando tinha três anos de idade, pegou um quebra-cabeça da estante e tentou montá-lo. O quebra-cabeça era para crianças de seis anos, mas Joel não sabia. Ele nem sequer percebia que crianças de seis anos são capazes de fazer coisas que as de três não conseguem. Apenas tentou montar o quebra-cabeça, sem resultado. Os pais de Joel estavam na sala, observando suas tentativas frustradas. Desconcertados com os seus esforços, não sabiam o que fazer. Finalmente, o pai disse, sentindo-se também frustrado: "Deixe esse brinquedo de lado. Você nunca vai aprender nada!" Da próxima vez que tentou montar um quebra-cabeça e não conseguiu, Joel lembrou-se do primeiro fracasso e do que o pai havia dito. "Ele tem razão, não consigo aprender", pensou. Então deixou de lado o quebra-cabeça sem tentar de verdade e passou a uma coisa mais "fácil". Mais tarde, o jovem Joel tentou desmontar um velho relógio com uma chave-de-fenda. Gostava de desmontar objetos. Mas é necessário saber por onde começar, e Joel não sabia. Lembrando suas experiências anteriores de fracasso, Joel nem fez muito esforço. Simplesmente deixou o relógio de lado, pensando que aquela era mais uma prova de que não conseguia fazer nada direito. Nos anos posteriores, muitas outras experiências reforçaram sua decisão de que nada do que fazia era correto. Baseado em sua primeira experiência, encarava cada uma de suas dificuldades da mesma forma - como um reforço da sua dedução anterior a respeito das suas limitações.

Fred, por outro lado, havia tido uma experiência anterior que coloria seu futuro de ponta a ponta, de maneira muito mais positiva. Quando tinha quatro anos, sua família mudou-se do deserto para Ohio, onde existem muitas árvores. Fred não estava acostumado a ver tantas árvores e queria subir em todas. Após ter escolhido seu primeiro alvo, Fred passou de um galho para outro, empolgado com sua aventura. Quando estava lá em cima, olhou ao seu redor com prazer e decidiu que estava na hora de descer. Foi então que olhou para baixo pela primeira vez e ficou aterrorizado. Agarrando-se ao galho, gritou para a mãe, que estava do lado de fora da casa: "Socorro, não consigo descer!" A mãe de Fred veio correndo, um pouco nervosa por vê-lo em cima da árvore. Entretanto, disse calmamente: "Fred, você está segurando com força, e isto é ótimo. Já que conseguiu chegar aí em cima, sem dúvida conseguirá descer. Será que consegue colocar o pé em outro galho e sentir se ele é sólido e pode aguentar seu peso?" Fred ficou mais calmo só de ouvir a voz da mãe. Percebeu que tinha tido competência para subir sozinho. Então, decidiu encontrar uma maneira de descer devagar dali por diante, e com cautela, até atingir o solo com segurança. Embora dali por diante tenha se tornado mais cuidadoso, Fred adquiriu um sentimento de competência - de que, por si só, conseguiria descobrir uma saída para seus problemas. Essa experiência ficou para sempre com Fred. Quando, na escola, se deparava com tarefas difíceis, pensava na sua experiência com a primeira árvore e se dava conta de que podia achar uma solução. Portanto, continuava tentando e fazendo perguntas até encontrar a solução. Continuava tentando, mesmo quando os colegas haviam desistido. Cada vitória confirmava que ele era capaz de aprender e ter sucesso.

 (A Essência da Mente - usando seu poder interior para mudar. Steve Andreas e Connirae Andreas)

Lindas mensagens...



A estrela do mar

Um homem andando pela praia, em meio a centenas de estrelas do mar.

 Vê um garoto pegar uma estrela e devolvê-la ao mar, em seguida outra, e outra.

Diz ao garoto:

"Ei, isso não faz a menor diferença!".

O garoto pega outra estrela, joga-a ao mar e diz: "Para esta fez diferença".

**********************
 
 
 
 

O cortador de pedras

A rocha é imensa e dura. O cortador bate uma, duas, três, dez vezes, nenhuma rachadura. Ele dá 100 marteladas, só tirando lascas. Na centésima primeira batida, a rocha imensa e dura se parte em duas. O cortador de pedras sabe que não foi somente aquela martelada a que conseguiu, mas também todas as que vieram antes.
 
******************
 

O vendedor de balões

 
Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse. Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e

elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões.

Havia ali perto um menino negro. Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.

Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco. Todos foram subindo até sumirem de vista.

O menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas... Uma coisa o

aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:

- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?

O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o

balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:

- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

(Extraído do livro O ENIGMA DO ILUMINADO, de Anthony de Mello.

 ***************

 

 

domingo, 16 de setembro de 2012



EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS:


TEXTO 1:

               A Filosofia teve origem na tentativa humana de escapar para um mundo em que nada mudasse. Platão, fundador dessa área da cultura que hoje chamamos Filosofia, supunha que a diferença entre o passado e o futuro seria mínima.
               Foi somente quando começaram a levar a História e o tempo a sério que os filósofos colocaram suas esperanças quanto ao futuro deste mundo no lugar antes ocupado por seu desejo de conhecer um outro mundo. 
               A tentativa de levar o tempo a sério começou com Hegel, que formulou explicitamente suas dúvidas quanto à tentativa platônica de escapar do tempo e mesmo quanto ao esforço de Kant em achar condições a históricas de possibilidade de fenômenos temporais. A Filosofia distanciou-se da questão "O que somos?" para focalizar "O que poderíamos vir a ser?"

1. Assinale a opção concordante com as idéias do texto.
 
A. Platão não só foi o filósofo que superou as formulações de Hegel e Kant relativas aos fenômenos temporais como foi o que cogitou na idéia de futuro.
 
B. Inicialmente, em suas origens, a Filosofia se interessou pelas condições não-históricas das transformações temporais a que os seres humanos se sujeitam.
 
C. Os filósofos sempre se preocuparam prioritariamente com a questão da passagem do tempo e das conseqüentes mudanças históricas.
 
D. Hegel inaugurou, na Filosofia, as cogitações relativas ao tempo e às condições históricas dos fenômenos temporais
 
E. A Filosofia nasceu marcada pelo interesse do homem em sondar as suas próprias possibilidades de transformação e mudança no tempo e na História.
 
 

TEXTO 2:
 
Quando a justiça entra em conflito com a lealdade, essa última geralmente leva a melhor. Muitos de nós alimentamos e protegemos nossas famílias antes de podermos pensar nas necessidades de nossos vizinhos. Muitos de nós estamos muito mais interessados no bem-estar dos nossos compatriotas do que na situação das pessoas do outro lado do mundo.
 
2. Em relação às idéias do texto, assinale a opção incorreta.
 
(A) O senso de justiça entre indivíduos de povos diferentes é superior à lealdade que se dispensa aos familiares mais próximo.
 
(B) A lealdade geralmente prevalece sobre a justiça quando há conflito entre as duas forças
 
(C) O pensamento relativo às necessidades dos nossos conhecidos é secundário em relação às preocupações com os familiares.
 
(D) O interesse pelas causas nacionais é prioritário em relação aos contextos do exterior.
 
(E) A solidariedade entre pessoas de uma mesma nacionalidade sobrepõe-se à solidariedade para com povos estrangeiros.
 
 
­
TEXTO 3:
 
            Prever o futuro é tão arriscado que, podendo sempre errar, é preferível errar pelo otimismo. E há boas razões para ser otimista quanto à democracia. Nos últimos 20 anos, dobrou ou triplicou o número de pessoas que não vivem em ditadura. Talvez seja demais chamar Ucrânia ou El Salvador hoje de Estados democráticos, mas certamente há bem mais liberdade nesses países ou no Brasil, após a queda do comunismo e das ditaduras apoiadas pelo primeiro mundo, do que havia em 1980. A conjuntura mundial torna difícil o cenário usual, que era a rigorosa repressão ante o avanço de reivindicações populares.
 
3. Em relação ao texto, assinale a opção correta.
 
a) Pode-se inferir do texto que atualmente não há clima favorável à repressão de movimentos populares.
 
b) Até há pouco tempo não havia restrições às demandas e reivindicações de segmentos insatisfeitos da sociedade.
 
c) A expressão “tão arriscado que” pode ser substituída por tão arriscado quanto sem prejuízo para a correção do texto.
 
d) Se a palavra “certamente” vier entre vírgulas o texto transgride as normas de pontuação.
 
e) A vírgula após “usual” indica que a oração a seguir é restritiva.
 
 
TEXTO 4:

          O quadro geral de apaziguamento abre espaço para a expansão da democracia. Mas resta muito por fazer. Mais que tudo, é preciso desenvolver a idéia de que a democracia não é só um regime político, mas um regime de vida. Quer dizer que o mundo dos afetos deve ser democratizado. É preciso democratizar o amor, seja paternal ou filial; a amizade; o contato com o desconhecido: tudo o que na modernidade fez parte da vida privada. É preciso democratizar as relações de trabalho, hoje tuteladas pela propriedade privada. A democracia só vai se consolidar, o que pode tardar décadas, quando passar das instituições eleitorais para a vida cotidiana. É claro que isso significa mudar, e muito, o que significa democracia. Cada vez mais ela terá a ver com o respeito ao outro.

4. Assinale a opção que está em desacordo com as idéias do texto.

a) A noção de regime político é mais restrita que a noção de regime de vida.

b) Pode-se inferir que as relações de trabalho tuteladas pela propriedade privada não são suficientemente democráticas.

c) A proposta de ampliação do conceito de democracia transcende as questões públicas e políticas e invade o universo individual e privado.

d) A consolidação da democracia tem como condição a abrangência das questões da vida cotidiana

e) A mudança do conceito de democracia é uma transformação que está ocorrendo na sociedade e seus resultados serão vistos brevemente.












RESPOSTAS:

1- D 
2- A
3- A 
4- E

PROVAS DO ENEM



AS PROVAS DO ENEM ESTÃO CHEGANDO, VAMOS ACELERAR OS ESTUDOS!
           
 As provas do ENEM 2012 terão 180 questões e a redação. No primeiro dia, os estudantes farão 90 questões, sendo 45 delas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia (04/11) serão aplicadas as provas com 45 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e 45 de Matemática e suas tecnologias, além da redação dissertativo-argumentativa com tema secreto.

           Todas as questões do ENEM 2012 darão ênfase à leitura e interpretação de texto. Os participantes verão muitas charges, recorte de notícias e publicações nas quais terão que identificar os principais aspectos abordados. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias trará cinco questões de interpretação de textos da língua estrangeira escolhida pelo aluno.

             Cálculos matemáticos simples, questões de química, biologia e física, história geral e do Brasil, bem como geografia, não fogem daquilo que todos devem aprender durante o ensino médio.

               Os assuntos do ENEM 2012 serão abordados em questões de múltipla escolha com cinco alternativas (A, B, C, D, E), nas quais haverá apenas uma correta.

                Prepare-se de verdade e busque ficar o mais tranquilo possível, se mantendo informado sobre os assuntos cotidianos.


Livros - Melhores amigos

 
LIVROS - MELHORES AMIGOS!
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LER - Luís Fernando Veríssimo


 
Ler...
 
Ler é o melhor remédio.
Leia jornal...
Leia outdoor...
Leia letreiros da estação do trem...
Leia os preços do supermercado...
Leia alguém!
Ler é a maior comédia!
Leia etiqueta jeans...
Leia histórias em quadrinhos...
Leia a continha do bar...
Leia a bula do remédio...
Leia a página do ano passado perdida no canto da pia enrolando chuchus...
Leia a vida!
Leia os olhos, leia as mãos. Os lábios e os desejos das pessoas...
Leia a interação que ocorre ou não entre física, geografia, informática, trabalho, miséria e chateação...
Leia as impossibilidades...
Leia ainda mais as esperanças...
Leia o que lhe der na telha...
...mas leia, e as idéias virão!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Frases de Roberto Shinyashiki



* Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado

* O ser humano saudável é infinitamente criativo, mas quando fica neurótico torna-se excessivamente rígido

* Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores

* Eleve suas expectativas - Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores dizem: "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo

* A primeira transformação necessária para que ocorra a felicidade é passar a acreditar na possibilidade de um mundo onde todos possam se realizar.


* Não desfrute somente o sol, aprecie também a lua.

* Problemas não impedem ninguém de ser feliz

* Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. E ilusão não tira ninguém do lugar onde está. Ilusão é combustível de perdedores.

* Felicidade é como dieta, todo mundo sabe o que tem de fazer para conseguir seu objetivo, mas a maioria não põe em prática esse conhecimento.

* Ser amigo de si próprio é compreender seus erros e ser seu cúmplice para enfrentar os desafios

* As pessoas estão se esquecendo do quanto é gostoso sair só para se divertir, conhecer gente, trocar afetos e fazer amizades

* Quando se tem sonho grande, a vida se expande. Sonhos grandes impulsionam, motivam, dão energia