Páginas do Blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Frases para o Ano Novo!


"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." (Carlos Drummond de Andrade)

*****************

"Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de ano novo." (Edith Lovejoy Pierce)

"Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos velhos." (Autor desconhecido)

*******************

"Festejar, comemorar, comer e beber bastante nas festas de final de ano não é o que engorda, o que realmente engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, e sim, aquilo que comemos entre o Ano Novo e o Natal." (Autor desconhecido)

*********************
"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Ano Novo!" (Autor desconhecido)

"O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova." (Gilbert Keith Chesterton)

******************
 "Um otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi." (Bill Vaughn)

*********************

"Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro." (Autor desconhecido)

*********************

"Muitas pessoas esperam o ano novo por um novo começo em hábitos velhos." (Autor desconhecido)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011




RETROCESSO- FERNANDO VERÍSSIMO

“Você irá conhecer agora a história do visitante que acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor.”


O visitante estranhou porque, quando o levaram para conhecer a sala de aula do futuro, não havia uma professora-robô, mas duas. A única diferença entre as duas era que uma era feita totalmente de plástico e fibra de vidro — fora, claro, a tela do seu visor e seus componentes eletrônicos —, e a outra era acolchoada. Uma falava com as crianças com sua voz metálica e mostrava figuras, números e cenas coloridas no seu visor, e a outra ficava quieta num canto. 

Uma comandava a sala, tinha resposta para tudo e centralizava toda a atenção dos alunos, que pareciam conviver muito bem com a sua presença dinâmica, a outra dava a impressão de estar esquecida ali, como uma experiência errada. 

O visitante acompanhou, fascinado, uma aula como ela seria num futuro em que o computador tivesse substituído o professor. O entendimento entre a máquina e as crianças era perfeito. A máquina falava com clareza e estava programada de acordo com métodos pedagógicos cientificamente testados durante anos. Quando não entendiam qualquer coisa as crianças sabiam exatamente que botões apertar para que a professora-robô repetisse a lição ou, em rápidos segundos, a reformulasse, para melhor compreensão. (As crianças do futuro já nascerão sabendo que botões apertar.)

— Fantástico! — comentou o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, sorrindo com satisfação.

Foi quando uma das crianças, errando o botão, prendeu o dedo no teclado da professora-robô. Nada grave. O teclado tinha sido cientificamente preparado para não oferecer qualquer risco aos dedos infantis. Mesmo assim, doeu, e a criança começou a chorar. Ao captar o som do choro nos seus sensores, a professora-robô desligou-se automaticamente. Exatamente ao mesmo tempo, o outro robô acendeu-se automaticamente. 

Dirigiu-se para a criança que chorava e a pegou no colo com os braços de imitação, embalando-a no seu colo acolchoado e dizendo palavras de carinho e conforto
numa voz parecida com a do outro robô, só que bem menos metálica. Passada a crise, a criança, consolada e restabelecida, foi colocada no chão e retomou seu lugar entre as outras. 

A segunda professora-robô voltou para o seu canto e se desligou enquanto a primeira voltou à vida e à aula.

— Fantástico! — repetiu o visitante.
— Não é? — concordou o técnico, ainda mais satisfeito.
— Mas me diga uma coisa... — começou a dizer o visitante.
— Sim?
— Se entendi bem, o segundo robô só existe para fazer a parte mais, digamos, maternal do trabalho pedagógico, enquanto o primeiro faz a parte técnica.
— Exatamente.
— Não seria mais prático — sugeriu o visitante — reunir as duas funções num mesmo robô?

Imediatamente o visitante viu que tinha dito uma bobagem. O técnico sorriu com condescendência.

 — Isso — explicou — seria um retrocesso.
— Por quê?
— Estaríamos de volta ao ser humano.

E o técnico sacudiu a cabeça, desanimado. Decididamente, o visitante não entendia de futuro.

Luís Fernando Veríssimo

*******************************

Interpretação do texto

1) Responda de acordo com o texto:

a. Quais as características das professoras descritas no texto?

b. Segundo o autor do texto, como seria a aula do futuro?

c. Na aula do futuro, como agiriam os alunos quando tivessem alguma dúvida?

d. O que aconteceu quando a criança machucou-se no teclado?

e. Na sua opinião, qual a razão de ter duas professoras-robô para atender aos alunos?

f. A professora de plástico e fibra de vidro satisfazia que tipo de necessidade das crianças? Por quê?

g. Qual era a função da professora acolchoada?

h. Na sua opinião, por que seria um retrocesso reunir todas as funções da professora numa máquina apenas?

2) Na sua opinião, a professora-robô é diferente das professoras que você conhece? Por quê?

3) Numere as frases de acordo com a ordem de acontecimentos do texto:

(    ) Uma das crianças prendeu o dedo no teclado.
(    ) O visitante estranhou, quando o levaram para conhecer a sala de aula, havia duas professoras.
(    ) O aluno que machucou o dedo começou a chorar.
(    ) O técnico sacudiu a cabeça desanimado.
(    ) A segunda professora voltou para o seu canto e se desligou, enquanto a primeira voltou a dar aula.
(    ) O visitante viu que dito uma bobagem.
(    ) O visitante acompanhou uma aula do futuro.

4) Marque com X as palavras que você usaria para caracterizar a “professora_robô”, que explicava a matéria para as crianças.

(    ) impaciente       (    ) simpática        (    ) carinhosa        (    ) eficiente
(    ) gentil                 (    ) impessoal       (    ) objetiva

5) Marque com X a resposta correta:
O significado de retroceder é: 

(    ) realizar alguma coisa
(    ) melhorar o ensino.
(    ) voltar para trás
(    ) nenhuma das respostas.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Quando eu for para junto de Deus...

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor, chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado;
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguém contar algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais corrija o exagero;
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer uma santa, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santa, mas estava longe de ser santa;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser boa amiga;
Se falarem mais de mim do que de Jesus, chame a atenção deles;
Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei;
Estarei com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver;
E se tiver vontade de escrever algo sobre mim, diga apenas uma frase :
“Foi minha amiga, acreditou em mim e está perto de Deus!”
(Desconheço o autor)

Eu ainda acrescento...
Ore a Jesus, peça intercessão de Nossa Senhora por mim e cante músicas de
louvor a Deus, enquanto o meu corpo ainda estiver por aqui....

Obrigada!